Início > Notícias > Departamento de Vigilância Sanitária em parceria com a secretaria de agricultura, a coordenação da Operação Pipa e a Defesa Civil do município realizam inspeção em carro pipa que abastece a comunidade

11 de Maro de 2019 às 12:57 horas

Com o objetivo de garantir a qualidade da água transportada por carros-pipas, a prefeitura de Frei Martinho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária em parceria com a secretaria de agricultura, a coordenação da Operação Pipa e a Defesa Civil do município realizaram na última sexta-feira (08) a inspeção sanitária do carro pipa do PAC, onde o mesmo passou por uma revitalização da pintura interna e externa do tanque, e renovação das mangueiras, torneiras e manutenção da bomba de água.

Durante a fiscalização, foram verificados aspectos do carro e do tanque, como pintura adequada na parte interna, presença de ferrugem, condições das torneiras e mangueiras entre outros itens. Além de orientações ao responsável pelo veículo oficial da prefeitura e entrega de panfleto educativo sobre a higienização do tanque. O carro-pipa foi considerado satisfatório para o transporte de água e foi afixado um selo de veiculo inspecionado.

A inspeção foi feita com base na Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914/2011, e tem a finalidade de ofertar água potável e de qualidade para as comunidades urbana e rural atingidas pela estiagem. Além da inspeção no carro, é realizada a coleta de água para exames laboratoriais, diretamente do pipa e/ou do manancial abastecido por ele.

“A revitalização do carro pipa do PAC , foi de grande importância para manter a qualidade da água para o abastecimento da população freimartinhense que sofre com a estiagem”, disse o coordenador da Vig. Sanitária Rodrigo de Moraes Hortins.

\"\"\"\"\"\"\"\"\"\"\"\"