Projeto Pioneiro de Barragem Subterrânea

Publicado em 23/03/2015 às 16:35

A Prefeitura Municipal de Frei Martinho por meio da Secretaria de Agricultura e Infraestrutura e em parceria com a Emater estão desenvolvendo um projeto pioneiro de construção de barragem subterrânea no município.

Na sexta-feira (20/03) foi construída a primeira barragem subterrânea no Sítio Cauaçu na propriedade do agricultor e extensionista da Emater Pedro Gomes de Oliveira. A prefeitura cedeu o maquinário necessário para a realização do projeto e Pedro forneceu a lona para a cobertura da barragem.

A barragem subterrânea é uma obra construída na areia do riacho, que tem como finalidade principal impedir que a água nela acumulada continue a escoar. É ideal que se tenha um poço por perto para poder aproveitar melhor a água. O local onde a água fica represada pode ser utilizado para plantio tanto de cultura perenes, quanto anuais.

O Prefeito Aido e vice Tião tem o maior prazer em proporcionar uma vida melhor e mais confortável aos agricultores, principalmente nesse período de estiagem tão prolongado no qual o município se encontra. A prefeitura está à disposição dos agricultores que tiverem interesse em fazer sua barragem subterrânea. A Secretária Bel (Agricultura) e o Secretário Gil (Infraestrutura) acompanharam a construção da barragem e estão a disposição dos agricultores para ajuda-lós no que for necessário.

Isabelle Cristina

Secretária Municipal de Agricultura