Secretária Municipal de Saúde de Frei Martinho participou do XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Publicado em 20/06/2014 às 13:14

A Secretária Municipal de Saúde de Frei Martinho, Soraia Cristina Pinto Dantas Silva, participou do XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde  (CONASEMS) e XI Congresso Brasileiro de Cultura de Paz e Não-Violência, com a participação de gestores e gestoras municipais, usuários do SUS, trabalhadores e pesquisadores da Saúde, no período de 01 a 04 de junho de 2014, na cidade de Serra, Espírito Santo. O tema se resume na “Necessidade de financiamento do SUS: desafios de ontem e hoje”.

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro assinou Portaria que regulamenta a transferência de recursos destinados ao eixo estrutura, do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica Qualifar-SUS. Na ocasião, o ministro traçou um panorama da situação da saúde no país e as linhas de enfrentamento priorizadas pelo Governo Federal.

Na oportunidade, o presidente do CONASEMS, Antônio Carlos Figueiredo Nardi parabenizou os profissionais presentes e afirmou que “é para os militantes do SUS que o evento foi idealizado e continuará anualmente a fazer parte da agenda de todos que militam por um SUS mais humano, justo e fraterno”.

O CONASEMS busca, dentro e fora de seus congressos, à discussão sobre políticas adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais o fortalecimento dos municípios.
Uma das ações da saúde mais discutida e vivenciada por todos os presentes, foi o que diz respeito ao Financiamento e Comunicação do SUS, parte que engloba todo sistema de saúde  brasileira com ofertas aos usuários e conscientizar à todos os presentes da necessidade de se preservar a cultura de paz e não violência na saúde de todos os brasileiros.

A secretária de Saúde Soraia Cristina Pinto D. Silva, enfatizou a importância do Congresso, “O Congresso foca nos desafios dos municípios, na captação de recursos e a manutenção e promoção da saúde. Participei, no Congresso,  do curso em Atenção Básica que é uma integração de saberes para aplicabilidade no município, um momento de grande importância para manter-se atualizada e mais próxima das realidades diversas do nosso país, devido à troca de experiências entre gestores e a apresentação de realidades distintas, que ajudam a enriquecer os debates e fortalecer as ações.”

Fonte: Soraia Cristina – Secretária de Saúde.