Aspectos Gerais



- Caracterização Territorial

O município de Frei Martinho está localizado na Microrregião do Seridó Oriental Paraibano e na Mesorregião da Borborema do Estado da Paraíba.
Sua Área territorial é de 244,30 km² representando 0,43% do Estado, 33,67% da Microrregião e 0,00002% de todo o território Brasileiro. A sede do município tem uma altitude aproximada de 369 metros distando 288,20 Km da capital. O acesso é feito, a partir de João Pessoa, pelas rodovias BR-230/PB-079/BR-104/PB-137/PB-177.
Limita-se ao norte com o município de Currais Novos no Estado do Rio Grande do Norte, ao Sul com o município de Carnaúba dos Dantas no Estado do Rio Grande do Norte, ao Leste com o município de Picuí, Estado da Paraíba, e ao Oeste com os municípios de Acari, Currais Novos e Carnaúba dos Dantas no Estado do Rio Grande do Norte.
Insere-se nas folhas Picuí (SB.24.-Z-B-VI), Cerro-Corá (SB.24.-Z-B-III), Currais Novos (SB.24-Z-B-II) e Jardim do Seridó(S.24-Z-B-V) editadas pelo MINTER/SUDENE, escala 100.000, nos anos de 1970 e 1972.

- Aspectos Socioeconômicos

O município foi criado em 1961, conforme o anuário estatístico do IDEME ano de 2012, a População Total é de 2.933 habitantes sendo 1.807 residentes na área urbana e 1.126. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.641, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2010).
São registrados 771 domicílios particulares permanentes com abastecimento de água, e todos os domicílios particulares permanentes têm lixo coletado.
Existem 26 leitos hospitalares, em 11 estabelecimentos de saúde municipais, prestadores de serviços ao SUS. O ensino fundamental tem 420 Matrículas, e o ensino médio 126 alunos matriculados.
Nas Articulações entre as Instituições encontra-se o Convênio de Cooperação com Entidades Públicas nas áreas de assistência e desenvolvimento social, direito de crianças e adolescentes e emprego/trabalho e o Apoio de Entidades Privadas ou da Comunidade na área de emprego/trabalho.
Encontram-se Informatizados o Cadastro e/ou bancos de dados de saúde e Cadastro imobiliário (IPTU).
Terceirizados estão os Serviços de advocacia, Obras civis e Contabilidade.
Observa-se a inexistência de favelas ou assemelhados com cadastro de favelas ou assemelhados, Cadastro ou levantamento de famílias interessadas em programas habitacionais, execução de programas ou ações na área de habitação, construção de unidades, Oferta de lotes e oferta de material de construção.
Verifica-se descentralização administrativa com a formação de Conselho na área de saúde.
Existem Atividades Socioculturais, como Bibliotecas públicas e Banda de música.
Informações obtidas através de pesquisas e levantamentos do IBGE e outras instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, e Ministério da Educação e do Desporto INEP/MEC.

 - Aspectos Fisiográficos

O município de Frei Martinho, está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta. A área da unidade é recortada por rios perenes, porém de pequena vazão e o potencial de água subterrânea é baixo. A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.
O clima é do tipo Tropical Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa se inicia em janeiro/fevereiro com término em setembro, podendo se adiantar até outubro.
Nas Superfícies suave onduladas a onduladas, ocorrem os Planossolos, medianamente profundos, fortemente drenados, ácidos a moderadamente ácidos e fertilidade natural média e ainda os Podzólicos, que são profundos, textura argilosa, e fertilidade natural média a alta. Nas elevações ocorrem os
solos Litólicos, rasos, textura argilosa e fertilidade natural média. Nos Vales dos rios e riachos, ocorrem os Planossolos, medianamente profundos, imperfeitamente drenados, textura média/argilosa, moderadamente ácidos, fertilidade natural alta e problemas de sais. Ocorrem ainda Afloramentos de rochas.

- Geologia

 

- Hidrologia (Águas Superficiais)

O município de Frei Martinho encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Seridó. Seus principais tributários são: o rio Picuí e os riachos da Serra Vermelha, João Soares, Malhada da Quixaba, Quixaba, do Silvino, da Madeira, de Antonio Soares, Ramada, do Açude Velho, da Sussuarana, do Boi, do Olho d’ Água, das Pás, Timbaúba, Quinturaré, do Rabicho, Pau d’ Árco, Serrote Preto, do Cafundó, Fernandes, da Pintura, Várzea Verde, do Cágado e da Caiçara. Todos os cursos d’ água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.