Frei Martinho, o município que promove Justiça Social

Publicado em 23/05/2014 às 12:48

A Prefeitura Municipal de Frei Martinho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, realizou um ato de solidariedade e de justiça social em favor do Senhor José de Paula, de 64 anos, andarilho que apareceu perambulando pela zona rural do município e também pela cidade, segundo moradores do município. A Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Senhora Maria Nilza Dantas deparou-se com o idoso totalmente maltrapilho e caminhando no entorno de sua residência, na Comunidade Timbaúba; sendo abordado por ela, disse-lhes que anda pelo mundo há cerca de 2 anos, que é natural do Estado do Goiás, citou nome de um suposto irmão, contudo não portava nenhum documento de identificação pessoal. Fala, no entanto, que gostaria de voltar para casa. Por conseguinte, após a abordagem da Conselheira, esta entrou em contato com a equipe Governamental do município que, por sua vez repassara o caso e a possibilidade de providências para o Secretário de Assistência Social Fagner Dércio. Imediatamente o Secretário e a Psicóloga do município, Gisele Nascimento, fizeram uma buscativa e o  encontraram ainda na cidade, porém, já com perspectiva de novas andanças. Fora feito um relatório sobre a situação do idoso, bem como, o que ouvira deste e, em seguida, encaminhado e acompanhado para a “Casa de Repouso/Pousada do Idoso” da cidade de Picuí.

Tomaremos, a partir de agora, as providências legais para tentarmos encontrar a família do senhor José de Paula, diz o Secretário Fagner. E reitera: o idoso encontra-se protegido e sendo cuidado, o que  nos acalma, mas é preciso devolvê-lo para a família. Faremos o comunicado aos meios de comunicação local para divulgação, bem como à Polícia Civil, na pessoa do Delegado para que estejamos todos dentro da legalidade e, de certa forma, dividindo responsabilidades.

Este é o nosso papel: fazer o bem sem olhar a quem, diz o Prefeito Aido Lira. Ademais, seu José é um caso de proteção e de garantia dos direitos que lhes são assegurados. Conosco, Governo e Sociedade Civil, neste caso, Conselho do Idoso e Casa de Repouso,  nada será violado, sobretudo, sua cidadania. Faremos o possível para devolvê-lo o lar e a família.